quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Brasil tem os politicos que merecem

Certa vez, assisti uma entrevista na televisão onde não me recordo quem era o entrevistado, mas fiquei indignado quando disse a seguinte afirmativa: que toda pessoa comete ou já cometeu algum tipo de delito na vida. Nesta semana, depois de muito tempo, recebi um email que me fez refletir sobre esta questão. O grande diferencial entre o antes e o depois, é que hoje concordo literalmente com o que dissera o entrevistado. Nesse sentido, com a permissão da autora, promovi pequenos cortes ou acréscimos, para tornar público esta reflexão acerca do povo e dos políticos brasileiros:
Reclamamos de tudo e de todos; do Lula; do Mensalão; do Serra; do Sarney; da Dilma; do Roberto Jeferson, do Palocci, [...]; dos políticos distritais de Brasília e do Espírito Santo. No entanto, em regra, o brasileiro age assim: Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas; Estaciona sobre as calçadas; Suborna ou tenta subornar o guarda de trânsito, quando é pego cometendo infração; Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura; Fala no celular enquanto dirige; Para em filas duplas ou triplas em frente às escolas; Viola a lei do silêncio; Dirige após consumir bebida alcoólica; Fura filas nos bancos, utilizando-se de desculpas esfarrapadas; Espalha mesas nas calçadas; Pega atestados médicos sem estar doente, para não ir trabalhar; Faz "gato" de luz, de água e de TV a cabo; Registra imóveis no cartório com valor abaixo do comprado, só para pagar menos impostos; Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto; Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou R$ 10 pede nota fiscal de R$ 20; Comercializa objetos doados nas campanhas de calamidades públicas; Estaciona em vagas exclusivas para deficientes; Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado; Compra produtos pirata com a plena consciência de sua origem ilícita; Diminui a idade do filho para passar por baixo da roleta sem pagar passagem; Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA; Faz uma fezinha na loteria ou no jogo de bicho; Leva pequenos objetos para casa das empresas onde trabalha; Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe; Quando volta do exterior, mente para o fiscal aduaneiro sobre a bagagem que traz; Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não o devolve; Joga lixo na rua; Pratica vandalismo com os bens de uso público...
Depois ficam horrorizados ou escandalizados quando nossas autoridades públicas e políticas, aprovam um aumento salarial na ordem de 62% (parlamentares) e 130% (ministros e Presidente da República) ou, ainda, quando se descobre algumas desonestidades praticadas por eles, por exemplo, apresentar documentos ou notas fiscais falsas, comprovando viagens de serviços à Brasília ou ao exterior ou o desvio de verbas públicas, para empresas ou instituições de parentes ou amigos íntimos.
Eles se esquecem que os parlamentares foram escolhidos por nós e saíram do nosso meio. Povo este que costuma querer levar vantagem em tudo, mesmo que tenha de pisar ou passar por cima de pobres coitados.
Essa, infelizmente, é a mais pura realidade. Se quisermos mudanças nos comportamentos dos políticos brasileiros, devemos dar o exemplo, ou seja, ela deve começar dentro de nossa casa, realizada por mim e por você. Deve-se mudar a fala sobre a necessidade de deixar um planeta melhor para nossos filhos, quando na verdade, deveria ser a de deixarmos filhos melhores para nosso planeta.
Por certo, é muito fácil atirar pedras no telhado do vizinho, mas, temos que ter cuidado, pois nosso telhado pode também ser de vidro.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/55750/1/O-BRASIL-TEM-OS-POLITICOS-QUE-MERECEM/pagina1.html#ixzz1DUJZkLPN
 
Aluno: Hugo Felipe Correia Alves
Turma 7ºA1     Nº 1029

Nenhum comentário:

Postar um comentário